sábado, 7 de fevereiro de 2015

Ações de combate à dengue e febre chikungunya são realizadas na capital

Mobilização faz parte de campanha nacional, marcada para este sábado (7).
Ações de limpeza serão realizadas em nove quadras de Palmas.

Do G1 TO
Ações de combate a dengue e chikungunya são realizadas em Palmas (Foto: Júnior Suzuki/Prefeitura de Palmas)Ações de combate a dengue e chikungunya são realizadas em Palmas
(Foto: Júnior Suzuki/Prefeitura de Palmas)

Durante ação do 'Dia D' de combate à Dengue e à Febre Chikungunya em avenidas de Palmas foram entregues mais de 10 mil panfletos neste sábado (6). No informativo tinha dicas de como evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti que é o vetor das duas doenças e os principais sintomas das doenças.

O Dia D é realizado em todo o Brasil e na capital a iniciativa das mobilizações é da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). De acordo com a chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis, Lusy Almeida, os esforços estão sendo concentrados em reduzir os criadouros do mosquito. “Temos que ter cuidado redobrado e apesar de ainda não termos nenhum caso confirmado de Chikungunya temos que combatê-la diariamente”, destacou.
 

Segundo informações da Prefeitura de Palmas, na capital foram registrados sete pacientes com suspeita de Chikungunya, sendo que três já foram descartados e quatro ainda aguardam resultado do Instituto Evandro Chagas onde é realizado o exame. “Quando há suspeita, comunicamos a Secretaria Estadual de Saúde no máximo 24 horas, coletamos material e enviamos para o Instituto, realizamos o bloqueio químico na casa e no trabalho do paciente para controle vetorial, além de dar total assistência a este paciente com suspeita de Chikungunya", explica.

Ainda conforme a Prefeitura de palmas, estão sendo intensificados ações de limpeza em quadras com grande número de focos de mosquito. Nesta primeira semana foram realizados mutirões de limpeza nas quadras 405, 407, 603 e 607 Norte, setor Morada do Sol, Santa Fé, Santa Bárbara, Aureny III e Jardim Taquari.

 
tópicos:

Nenhum comentário: